terça-feira, 4 de junho de 2013

#OPturkey - Acompanha e divulga os acontecimentos na Turquia


São simplesmente incríveis as imagens que nos chegam neste últimos dias da Turquia. Imagens chocantes, pela forma como as forças policiais recorrem a tudo para reprimir aqueles que querem protestar e lutar por uma vida melhor.

Tudo começou há uns dias com uma ocupação pacífica de menos de uma dezena de pessoas no Parque Gezi, um dos maiores parques de Istambul, contra os planos dos governantes de arrasar o parque para construir um edifício militar com um centro comercial no interior.
Esse protesto pacífico foi sujeito a uma carga policial e, perante as imagens de excesso de força e desrespeito pela dignidade humana, as pessoas começaram por sair à rua para mostrar a sua indignação. Mas este evento foi apenas o gatilho que fez disparar a fúria pelo autoritarismo do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que os manifestantes agora exigem que se demita.

As manifestações têm-se alastrado a outras cidades do país, onde a brutalidade e carga policial continuam a fazer-se sentir sobre os manifestantes, que começaram agora a juntar-se para organizarem em conjunto o impedimento do avanço da polícia com a construção de barricadas e outras acções de contestação à repressão da polícia e Governo, que chegaram mesmo ao cúmulo de lançar Agente Laranja (poderoso herbicida utilizado como arma química na guerra do Vietname) sobre as pessoas.

São cada vez mais as pessoas que saem às ruas e são vários os vídeos e streams onde é bastante visível a auto organização por parte daqueles que lutam pela sua liberdade, já que até ao momento não houve ninguém a prestar qualquer declaração em nome de quem anda nas ruas, mas a verdade é que mesmo sem líderes ou organizadores, durante esta noite de 3 de Junho, conquistaram a maior Praça de Istambul, a Praça Sarik.

Auto-organização - a preparar uma barricada: 

Também na noite de 3 para 4 de Junho tivémos a sorte de sermos visitados no IRC por uma portuguesa a viver na Turquia que se disponibilizou para esclarecer qualquer dúvida que tivéssemos e da nossa conversa fizémos este pastebin onde podem ler toda a conversa: http://pastebin.com/JTNQazDq




A PTRevolutionTV criou o pad público  http://titanpad.com/TURKrEVOLUTION com o objectivo de ali reunir todas as possíveis fontes de informação independentes sobre a situação actual na Turquia ( streams, fotografias, blogs, artigos, etc). Todos podem contribuir para adicionar informações / links úteis ao pad.






PTrevolutionTV . 
Facebook:                                                 Twitter:
Bambuser:                                                 IRC:
www.bambuser.com/channel/ptrevolutiontv      irc.anonnet.org:6697 #PTrevolutionTV
  • Visit our Chat room